384 Views
AUTORES:
ANA LUCIA PANTOJA DE MELO, VALMIR SILVA, ELIANE MELO VALENTE, EVELLY VITÓRIA MARTISN FRANCO, MANUELA MARQUES DA COSTA
RESUMO:
Carimbó e um ritmo cultural e imaterial do Brasil, ele surgiu na Amazônia mas especifico na faixa norte do Pará, nasceu das mãos calejadas e nos pés descalços dos agricultores paraense. Carimbó e um ritmo, uma dança, uma identidade, no rebolado sensual esta herança negra, presente ainda no batuque acelerado. O carimbo se constitui como uma dança que reuni gente feliz, que dançam sem fantasia e gostam de sentir os pés descalços no chão de terra batida, a Palavra “Carimbó’’ é de origem indígena, do tupi korimbó ( pau que produz som). Resulta da junção do instrumento, Curi que significa “pau”, embo, que significa furado o nome faz referencia ao curimbó, principal instrumento musical utilizado na música folclórica.
O presente trabalho foi pensado e desenvolvido dentro da escola de Arte Joao Valente do Couto, visa entender a sensação que elas sentem ao dança esse ritmo, e como elas define o rodar da saia do carimbo. Como é rica e importante a influencia do carimbo no Pará, e mas, no nosso município apesar de nosso município ser onde nasceu um dos maiores artistas do carimbo, Pinduca, Pim e Dona Ionete que apesar de não ter nascido em Igarape-Miri fez sua historia e muito contribuiu na educação e na cultura miriense, observamos que essa prática cultural pouco e valorizada em nosso município, principalmente com as crianças. Com isso destacamos a questão problema a ser resolvida, de que forma a educação musical e a dança pode contribuir para manter viva a cultura e o que isso pode contribuir para manter viva a cultura e o que isso pode agregar nos sentimentos e valorização delas enquanto mulher ? Tendo como hipóteses que o carimbo para as alunas e mas que um estilo Musical, é um estilo de vida que e transmitido pelo molejo ao dançar, essa forma de ensinar se dar através do sentir que nossas crianças tem pela cultura que é transmitida a elas, assim elas conseguem transmitir o “ sentir” ao dançar o ritmo.
O projeto esta sendo executado em três fases sendo a primeira denominada de pesquisa a qual as crianças tiveram acesso a uma pesquisa bibliográfica sobre a historia do carimbo no Pará e também em nosso município. Através dos inventários nacional de referencia cultural, pesquisa também pelos livros das historias da dona Ionete coletânea de livro doado a escola de artes, também ganhamos uma coletânea sobre o pimduca a qual utilizamos como referencia , foi feito uma pesquisa na casa da professora Maria Antônia, e alguns integrantes do grupo Carimbolando o qual elas aprenderam muito, reconhecendo e valorizando cada instrumentos ali mostrado, a ultima etapa se dará de duas formas acontece nas apresentações em programações da escola e apresentações solicitadas e apresentações na feira de ciência. Ali elas apresentarão o resultado de toda uma pesquisa segundo elas o sentimento que a saia do carimbo e o ritmo ajudam para vida, sentimento de felicidades empoderamento ao vestir a saia e se apresentar.