246 Views
AUTORES:
Danielle da silva Rodrigues, Ana Lucia Melo, Ana Paula Gomes Goncalves, Ana Kelry Martins Azevedo, Ana Vitoria Barbosa Pinheiro
RESUMO:
Resumo Projeto Ballet
A Dança do ballet tem poder de impactar mesmo quando não estamos dançando, nós faz viajar em um espetáculo, de movimentos incomuns, a inspiração para esse projeto surgiu através das turmas de ballet, sediada na Escola de Artes João Valente do Couto. A partir de então surgiu à curiosidade, sobre os lindos passos feitos no ballet. Como chegar a essa perfeição dos passos do ballet, sincronizados e perfeitos? Será que e por que nos ensaiamos varias vezes e assim conseguimos aprender, ou tem algo a, mas? Ballet é uma dança ou magia? Pode ser explicada de que forma? Pensando cientificamente isso tem uma explicação, e o que vamos demostrar neste projeto.
O ballet clássico além de lindo e emocionante tem partes um pouco complicadinho de aprender, requer uma dedicação e um trabalho árduo das bailarinas e bailarinos, para poder chegar ao tão sonhado passo, mas perfeito possível. E através desses passos que vamos identificar como a física, explica os passos perfeitos dessa dança. Já se perguntou como os bailarinos conseguem dar varias piruetas, como conseguem ficar, mas tempo no ar? Vamos começar a desvendar como explicar cada Lei da Física que impulsiona esses lindos movimentos As possibilidades de analisar o movimento na Dança a partir de um estudo técnico da Física Mecânica auxiliam a compreender como a dinâmica do movimento acontece no corpo.
Isso significa que o corpo esta sujeito às leis da física, e para a melhor compressão de como o movimento se dá é importante analisar conceitos da mecânica do corpo. Essa compressão contribui para o campo da Dança enquanto entendimento, e pesquisar conceitos da mecânica do corpo e dança enquanto entendimento e pesquisa do movimento expressivo na composição cênica. É importante entender também que para a análise e integração dessas duas áreas, o objeto de estudo – o corpo – deve ser visto como um corpo heterogêneo em massa, volume e extensão. Dessa forma, a pesquisa se volta para o corpo humano que dança e não simplesmente para a ideia de “corpo” como uma partícula em movimento. Isso significa analisar os conceitos teoricamente, a partir da experimentação prática. Com tudo escolhemos o Movimento da ballet chamado Fouetté( e um dos passos mas importantes e complexos da trama o cisne negro) a aplicação desse movimento é muito presente na linguagem do ballet clássico.
Nesse movimento, a bailarina inicia uma pirueta a partir da quarta posição de pés (a quarta posição dos pés é realizada com a rotação externa da articulação) Coxofemoral, (com um pé na frente do outro, marcando calcanhar, com uma distância suficiente a cima de um palmo) que produz o torque e em seguida ela mantém uma perna de base em que a outra realiza um retiré (movimento do ballet em que uma perna fica de base e a outra perna dobra, com o pé posicionado no joelho e o joelho em rotação externa). Possibilitando e potencializando a criação do movimento na Dança.