218 Views
AUTORES:
Danielle Oliveira Nonato, Ana Lucia Melo
RESUMO:
Qual o som do silencio? A música tem poder de impactar mesmo os quais não conseguem ouvi-la, nossa inspiração veio através do filme “Adorável professor”, produção mostra um professor que tenta incluir seus alunos na sociedade e esquece que quem, mas precisa era seu filho, que é deficiente auditivo e encontra na música a forma de superar.
No universo onde tudo e visual a intenção e demostrar a comunidade surda e também á ouvinte – que a musica é um idioma universal que todos podem, se comunicar e se expressar através da mesma. Como a música pode fazer parte na vida de uma pessoa que não ouvem? ( Magalhães,2014) foram perguntas que surgiram, e nós fizeram pensar para desenvolver o projeto, pois entendemos que a pessoa surda é capazes, e o que vemos e que eles tem pouco acesso a essa inclusão. Projeto foi pensado para dar oportunidade deles entenderem a musicalização e compreender o sentir da música, através das vibrações e pulsações, eles podem ter acesso a esse mundo, junto a interpretação da língua brasileira de sinais (Libras) que transmite a melodia do canto. Projeto surgiu na turma de flauta doce e pratica em instrumentos, sediada na escola de artes João valente do couto com a curiosidade ,como incluir as pessoas com deficiência auditiva, e como as mesmas conseguem sentir a música, como produção humana, não é apenas uma experiência vivenciada no sentido da audição. Experiênciar a música, é oportunizar aprendizados, sensações que desencadeia A atual perspectiva da inclusão na área da Música mas precisamente nas turma de Flauta e Iniciação aos Instrumentos para os deficientes auditivos na área da musica ainda e muito escassas, o deficiente Auditivo em muitas situações é deixado de lado pelo grau da dificuldade que tem em ouvir a sonoridade e os objetos da área referida, emoções e comportamentos. A música agrega indivíduos, isto é, possibilita a socialização de um grupo, ou ate toca um instrumento, o projeto foi pensado a partir do problema.
Atual perspectiva da inclusão na área da Música mas precisamente nas turma de Flauta e Iniciação aos Instrumentos para os deficientes auditivos na área da musica ainda e muito escassas, pensado nisso os alunos participaram de varias fases, primeira bibliográfica. Segunda por visitas nos espaços com pessoas com deficiências, logo em seguida experiências dentro da sala, a primeira ideia surgiu de fazer um painel musical para representar os instrumento, foi utilizado lâmpadas de varias cores fortes e fracos e com a ajuda da interprete de libras o surdo conseguira sentir a melodia das canções que estamos tocando, no decorrer das pesquisa podemos comprovar que era possível, nossa primeira experiência foi com o aluno Gabriel da Silva, que nós surpreendeu com a capacidade de tocar um dos instrumentos chamados barrica com base na frase “Irton Mario Canalli ( musico e educador). “limites estão nos ouvidos de quem ouvem, não nas mãos de quem toca” ressaltamos que o projeto ainda esta em fase de experiências, pois ainda e seu primeiro ano.