MÚSICA EM SILÊNCIO:SENTINDO A MÚSICA E INCLUINDO PESSOAS

218 Views

AUTORES:


Danielle Oliveira Nonato, Ana Lucia Melo

RESUMO:

 Qual o som do silencio? A música tem  poder de impactar mesmo os quais não conseguem ouvi-la, nossa inspiração veio através do filme “Adorável professor”,  produção mostra um professor que tenta incluir seus alunos na sociedade e esquece que quem, mas precisa era seu filho, que é deficiente auditivo e encontra na música a forma de superar.

 No universo onde tudo e visual a intenção e demostrar a comunidade surda e também á ouvinte – que a musica é um idioma universal que todos podem,  se comunicar e se expressar através da mesma.  Como a música pode fazer parte na vida de uma pessoa que não ouvem?   ( Magalhães,2014) foram perguntas que surgiram, e nós fizeram pensar para desenvolver o projeto, pois entendemos que a pessoa surda é capazes, e o que vemos e que eles tem pouco acesso a essa inclusão. Projeto foi pensado  para dar oportunidade deles entenderem  a musicalização e compreender o sentir da música, através das vibrações e pulsações, eles podem ter acesso a esse mundo, junto a interpretação da língua brasileira de sinais (Libras) que transmite a melodia do canto.  Projeto surgiu na turma de flauta doce e pratica em instrumentos, sediada na escola de artes João valente do couto  com a  curiosidade ,como incluir as pessoas com deficiência auditiva, e como as mesmas conseguem sentir a música, como produção humana, não é apenas uma experiência vivenciada no sentido da audição. Experiênciar  a música, é oportunizar aprendizados, sensações que desencadeia  A  atual perspectiva da inclusão na área da Música mas precisamente nas turma de Flauta e Iniciação aos Instrumentos para os deficientes auditivos na área da musica ainda e muito escassas, o deficiente Auditivo em muitas situações é deixado de lado pelo grau da dificuldade que tem em ouvir a sonoridade e os objetos da área referida, emoções e comportamentos. A música agrega indivíduos, isto é, possibilita a socialização de um grupo, ou ate toca um instrumento, o projeto foi pensado a partir do problema.

Atual perspectiva da inclusão na área da Música mas precisamente nas turma de Flauta e Iniciação aos Instrumentos para os deficientes auditivos na área da musica ainda e muito escassas,  pensado nisso os alunos participaram de varias fases, primeira bibliográfica. Segunda por visitas nos espaços com pessoas com deficiências, logo em seguida experiências dentro da sala, a primeira ideia surgiu de fazer um painel musical para representar os instrumento, foi utilizado lâmpadas de varias cores fortes e fracos e com a ajuda da interprete de libras o surdo conseguira sentir a melodia  das canções que estamos tocando, no decorrer das pesquisa podemos comprovar que era possível, nossa primeira experiência foi com o aluno Gabriel da Silva, que nós surpreendeu com a capacidade de tocar um dos instrumentos chamados barrica com base na frase  “Irton Mario Canalli ( musico e educador).   “limites estão nos ouvidos de quem ouvem, não nas mãos de quem toca” ressaltamos que o projeto ainda esta em fase de experiências, pois ainda e seu primeiro ano.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;