A RIQUEZA DOS NUTRIENTES PRESENTES NAS FRUTAS REGIONAIS.

103 Views

AUTORES:

Enezimar Paraguassú

RESUMO:

O referido trabalho sob o Tema “A riqueza de nutrientes presentes nas frutas regionais”  pretende discutir sobre o consumo de frutas ricas em benefícios para a saúde dos seres humanos sensibilizando as pessoas sobre a importância de se alimentar bem consumindo as frutas regionais. A alimentação da população em geral poderá trazer resultados positivos ou negativos dependendo da apreciação que se faz de certas frutas da nossa região, entre elas o açaí, miriti, pupunha e macaxeira, alimentos estes muito presentes na culinária miriense.

De acordo com o artigo no 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, toda pessoa tem direito a um nível de vida que ofereça a si e a sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e aos serviços sociais. É isso mesmo, a alimentação é um direito de todos! E está relacionada ao que se chama Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que é a realização do direito de todos a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Para que ela ocorra, o acesso aos alimentos não pode comprometer o acesso a outras necessidades essenciais (como educação, vestuário, lazer, etc.) e precisa respeitar as características de cada região. Segundo o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), situações de insegurança alimentar e nutricional podem ser detectadas a partir de diferentes tipos de problemas, tais como fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação, consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial à saúde, produção de alimentos que causam prejuízos ao ambiente, com preços abusivos e imposição.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;