A terminologia das benzedeiras e puxadores do município de Igarapé-Miri sob o olhar da medicina moderna.

115 Views

AUTORES:

Emanuelle Rodrigues Furtado, Maria Rita Leão Ferreira, FabryneKetliyn Aquino de Sousa, Raiane Marques da Silva

RESUMO:

A língua portuguesa, assim como qualquer outra língua, é uma unidade viva e mutável, apresenta-se de maneira multifacetada, plural e dinâmica a seus usuários. Essas variações são percebidas em diferentes níveis e grupos socais.

Percebemos, por exemplo, na linguagem das benzedeiras e puxadores do munícipio de Igarapé-Miri um vocabulário próprio, caracterizado por palavras técnicas e específicas e que muitas vezes parecem não ser muito bem compreendidas por um grupo letrado e formado numa base científica.O objeto de estudo desta pesquisa é o vocabulário próprio das benzedeiras e puxadores do munícipio de Igarapé-Miri. 

Distinguindo-se por termos técnicos e específicos o objetivo é identificar se os médicos conhecem os significados desses termos e por conseguinte averiguar se o não conhecimento impede a interação entre médicos e pacientes. 

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;