ALUNOS PECONHEIROS E ESCOLARIZAÇÃO FRAGMENTADA

212 Views

AUTORES:


MARIA JOSE BARBOSA MAIA, Elisa dos Santos Barroso, ISABELA SILVA DA SILVA, DENISE CARVALHO DE OLIVEIRA 

RESUMO:

É crescente a percepção de alunos  cada vez menos interessados pelos estudos e pouco reconhecendo a importância do conhecimento  sistematizado no processo de ensino-aprendizado. Nesse contexto, o presente estudo tem como questão norteadora investigar os fatores que levam os alunos a esse desinteresse  pelas aulas e, consequentemente, pela escola? Objetiva-se demonstrar que a baixa frequência de determinados grupos pode estar relacionada a fatores socioeconômicos alheios às práticas pedagógicas, para isto, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento para coleta de dados e informações, a observação e a entrevista semiestruturada.

Foi também necessário a construção de um arcabouço teórico em conteúdos publicados em livros e artigos científicos. Na análise dos resultados da pesquisa, definiu-se como categoria de análise: o desinteresse, a motivação e a atuação da instituição escolar. As contribuições da pesquisa é buscar meios coerentes a partir das concepções de teóricos, dos professores e dos alunos, para suprimir o desinteresse, o baixo rendimento  e a evasão escolar.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;