212 Views
AUTORES:
MARIA JOSE BARBOSA MAIA, Elisa dos Santos Barroso, ISABELA SILVA DA SILVA, DENISE CARVALHO DE OLIVEIRA
RESUMO:
É crescente a percepção de alunos cada vez menos interessados pelos estudos e pouco reconhecendo a importância do conhecimento sistematizado no processo de ensino-aprendizado. Nesse contexto, o presente estudo tem como questão norteadora investigar os fatores que levam os alunos a esse desinteresse pelas aulas e, consequentemente, pela escola? Objetiva-se demonstrar que a baixa frequência de determinados grupos pode estar relacionada a fatores socioeconômicos alheios às práticas pedagógicas, para isto, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento para coleta de dados e informações, a observação e a entrevista semiestruturada.
Foi também necessário a construção de um arcabouço teórico em conteúdos publicados em livros e artigos científicos. Na análise dos resultados da pesquisa, definiu-se como categoria de análise: o desinteresse, a motivação e a atuação da instituição escolar. As contribuições da pesquisa é buscar meios coerentes a partir das concepções de teóricos, dos professores e dos alunos, para suprimir o desinteresse, o baixo rendimento e a evasão escolar.