97 Views
AUTORES:
JOSINEIDE PANTOJA DA COSTA, Mayra Carolina da Costa Oliveira, Bruna Lopes Sampaio, Sara lima Gaia
RESUMO:
A necessidade de ações voltadas para animais em situação de abandono é urgente, tendo em vista que o aumento da população de animais errantes constitui grave problema de saúde pública que compromete a saúde ambiental, a saúde humana e sobretudo causa grande sofrimento nos animais que vivem em condições precárias e expostos a diversas formas de abuso.
Nesta direção, são consideradas ações essenciais na política de contenção ao abandono e maus tratos de animais domésticos a prática de castração para controle de natalidade e adoção consciente que leve o tutor a assumir seu animal com responsabilidade para que não resulte em abandono. Ademais, é notório que locais com uma melhor política de amparo aos animais de rua, com controle populacional são cidades com melhor qualidade de vida para humanos e para animais visto que é mais fácil controlar doenças de perfil zoonótico, as ruas são mais organizadas e menos sujas e a vida do ponto de vista animal é mais digna.
Em Igarapé-Miri a população de animais em situação de abandono na ruas é exorbitante e de difícil controle, havendo necessidade emergencial de intervenções de controle e cuidados a saúde e segurança desses animais. Portanto é de fundamental importância que no planejamento de ações estratégicas em saúde pública e ambiental que as cidades tenham um olhar cauteloso voltado às politicas públicas à causa animal.