ANIMAIS EM SITUAÇÃO DE ABANDONO NO MUNÍCIPIO DE IGARAPÉ-MIRI: AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ACOLHIMENTO, ADOÇÃO , E REDUÇÃO POPULACIONAL DOS ANIMAIS ERRANTES.

97 Views

AUTORES:

JOSINEIDE PANTOJA DA COSTA, Mayra Carolina da Costa Oliveira, Bruna Lopes Sampaio, Sara lima Gaia

RESUMO:

A necessidade de ações voltadas para animais em situação de abandono é urgente, tendo em vista que o aumento da população de animais errantes constitui grave problema de saúde pública que compromete a saúde ambiental, a saúde humana e sobretudo causa grande sofrimento nos animais que vivem em condições precárias e expostos a diversas formas de abuso. 

Nesta direção, são consideradas ações essenciais na política de contenção ao abandono e maus tratos de animais domésticos a prática de castração para controle de natalidade e adoção consciente que leve o tutor a assumir seu animal com responsabilidade para que não resulte em abandono. Ademais, é notório que locais com uma melhor política de amparo aos animais de rua, com controle populacional são cidades com melhor qualidade de vida para humanos e para animais visto que é mais fácil controlar doenças de perfil zoonótico, as ruas são mais organizadas e menos sujas e a vida do ponto de vista animal é mais digna. 

Em Igarapé-Miri a  população de animais em situação de abandono na ruas é exorbitante e de difícil controle, havendo necessidade emergencial de intervenções de controle e cuidados a saúde e segurança desses animais. Portanto é de fundamental importância que no planejamento de ações estratégicas em saúde pública e ambiental que as cidades tenham um olhar cauteloso voltado às politicas públicas à causa animal.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;