“ARTE PARA TODOS” – Arte, Cultura e Cidadania

113 Views

AUTORES:

Brenda Neves Pinheiro, Gustavo Fonseca de Castro, Jorge Felyp Soares Maciel 

RESUMO:

Oferecer a crianças e adolescentes, que demonstrem interesse pelas artes plásticas, a oportunidade para desenvolverem seu potencial criativo, oferecendo-lhes conhecimentos sobre diversas técnicas como: pintura, desenho, mosaico, cerâmica, pintura em azulejos. Em contrapartida, esses participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos na produção de murais artísticos a serem instalados em espaços públicos, escolas, praças e logradouros etc.   Cada participante executará partes das obras junto a outros fazendo com que todos se sintam pertencentes a um grupo e que seu envolvimento e comprometimento são determinantes para a realização do trabalho.

Consideramos esta atuação extremamente producente em termos pedagógicos, pois a colaboração na execução de uma obra de arte pública, reforçará a identidade cultural e o senso de pertencimento a uma comunidade, fará com que estes participantes ocupem positivamente o espaço urbano, desenvolverá habilidades psicomotoras, noções de estética e sensibilidade artística. Junto das obras serão instaladas placas com o nome de todos os participantes; desta maneira, além de aprenderem as técnicas e teorias, os alunos serão coautores das obras, com uma participação concreta na execução de um projeto coletivo.

Depois de passados muitos anos, o participante passará pela obra e poderá observar o trabalho feito pelas suas próprias mãos e poderá pensar: —- Eu também participei! Esta é uma maneira de desenvolvermos o conceito de cidadania. As obra poderão ser vistas por todos que passarem pelos seus arredores, inserindo-a na paisagem urbana, tornando o ambiente mais agradável e esteticamente mais interessante.

Antes de iniciarmos os trabalhos, serão passados conhecimentos sobre a história da Arte, quando daremos uma abordagem da obra a ser realizada, dentro de uma perspectiva artística, histórica e cultural. Além das obras em espaços públicos, também serão organizadas exposições a cada três meses mostrando os resultados obtidos. Os temas serão discutidos com os alunos e responsáveis, procurando sempre dar ênfase aos valores culturais regionais.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;