Projeto: Battling Diabetes: Disseminando conhecimento sobre o diabetes através de um jogo para smartphone.

354 Views

AUTORES:

Rosilda Maria Lobato Ribeiro, Clara Thayane Ribeiro da Conceição, Jônatas Brandão Sousa Aires, José Roberto Souza Rodrigues Junior, José Augusto dos Santos Nonato

RESUMO:

Em sua totalidade vem crescendo o número de pessoas com diabetes. Hoje no Brasil, há mais de 13 milhões de indivíduos vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

Existe o diabetes Tipo 1 é quando o Pâncreas deixa completamente de produzir a insulina.  É uma doença autoimune, onde o próprio corpo, através do sistema imunológico ataca as células que produzem insulina no pâncreas. O que faz o corpo ser incapaz de controlar a quantidade de glicose no sangue. Já o Tipo 2 é diagnosticado quando o organismo não produz insulina suficiente para funcionar adequadamente, ou as células do corpo não reagem à insulina, ou seja, é a resistência à insulina e com isso o açúcar aumenta no sangue.

Os games (jogos digitais) são uma forma de entretenimento bastante popular entre públicos de todas as idades. Assim este projeto vem apresentar o jogo Battling diabetes que foi desenvolvido para conscientizar os alunos sobre os problemas causados pelo diabetes, tornando-se uma ferramenta que visa levar conhecimentos de forma gamificada fazendo com que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico promovendo uma maior motivação do aluno.        A pesquisa foi desenvolvida em três fases: a primeira consiste no levantamento de informações sobre o diabetes, na segunda fase o jogo é desenvolvido. Na terceira fase os alunos fazem a utilização do jogo e a partir daí é realizado a coleta dos dados.

Respostas de 5

  1. Excelente projeto! De fato o diabetes é uma doença bastante preocupante na atualidade em que devemos a combater!

  2. Projeto muito importante. Minha mãe tem diabete tipo 2, e por conta da diabete ela tem inumeros problemas de saúde. Então o remédio mais eficaz ainda é a prevenção. Parabéns pelo projeto👏👏👏

  3. Precisamos de mais projetos como esses, contribuindo com o bem estar de nossa população em geral. E nada melhor que começar pela escola que formará alunos mas consciente.

  4. Precisamos de mais projetos como esses, contribuindo com o bem estar de nossa população em geral. E nada melhor que começar pela escola que formará alunos mas consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;