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AUTORES:
Clara Eunice de Moraes Figueiredo Brandão e Luiz Carlos Lopes Araujo
RESUMO:
Ao observamos o processo histórico da nossa sociedade certificaremos que somos frutos de civilizações discriminatória que aos poucos foram extintas por povos que julgavam mais poderosos ou uma raça superior. Como fruto destas atitudes, atualmente estas ações estão presentes em todos os lugares independente de ser escola pública, rico, pobre, zona urbana ou rural.
Este processo cada vez mais tem se agravado nas ações humanas, muitos valores tem sido invertidos e as nossas crianças são vítimas da ambição capitalista, discriminatória onde prevalece o poder e os padrões determinados de beleza, de inteligência, etc. E no convívio escolar nas relações entre crianças, adolescentes e jovens, estes comportamentos e atitudes tem se agravado de forma tão violenta excluindo muitos educandos do processo escolar e da formação humana. Estamos preocupados de como intervir, por isso construímos este projeto com objetivo de podermos nos instrumentalizar através de reflexões e ações que possam provocar nas pessoas atitudes de mudanças.
Acreditamos que o espaço escolar pode ser um lugar de reconstrução, de reflexão e mudanças de atitudes e de humanização.
A prática do Bullying consiste em um conjunto de violência que se repetem por algum período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Já o Cyberbullying é a prática de bullying por meio de ambientes virtuais, como redes sociais e aplicativos de mensagem. Os danos causados pelo bullying e ciberbullying podem ser profundos, como depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio.