Caji – segurança ribeirinha com drones d’agua

146 Views

AUTORES:

Valdemir Vinagre Mendes, Patrícia Pinheiro Ribeiro da Silva

RESUMO:

Quase todos os habitantes de regiões ribeirinhas na Amazônia já viram ou ouviram falar sobre a violência dos piratas. Sabendo disso, resolvemos criar uma solução experimental, que possa ajudar de alguma forma está população. Então, para a criação de um instrumento de combate a pirataria juntamos o conhecimento da construção de barcos com a robótica, e tivemos a ideia do “Caji”, o apelido do nosso Barco-Drone.

Uma solução feita com um material comum e sustentável, o miriti. Um barco de miriti que fosse capaz de fazer o monitoramento de vigilância contra a pirataria nos rios do município. E para seu controle utilizamos um drone de baixo custo, que é um instrumento bastante acessível, vendido como forma de entretenimento e como forma de capturar fotos e vídeos de lugares mais altos. Dessa forma ele dará a capacidade de controle a distância e de registro de imagens. Com isso torna possível o uso deste barco-drone para a vigilância ribeirinha contra a pirataria. E assim tentar resolver um pouco desta problemática causada pela pirataria em nossos rios.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;