Projeto: Captação e reutilização das águas pluviais e das centrais de ar na escola Aistóteles Emiliano de castro

227 Views

AUTORES:

Claudiana Pinheiro Quaresma, Margareth Do Espirito Santo Dos Santos

RESUMO:

O desenvolvimento sustentável é definido como sendo o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, neste contexto, a utilização racional dos recursos naturais se torna imprescindível para a preservação da vida na terra. A exemplo temos a água, como um recurso necessário e que está ameaçada de se esgotar.

A água é o fluxo, movimento, circulação. Ela se infiltra no ar, na terra, na agricultura, nas indústrias, nas casas, nos edifícios, em nosso próprio corpo. Por ela e com ela flui a vida e, assim, os seres vivos se relacionam com a água (PORTO-GONÇALVES, 2004). O uso racional da água faz-se necessário e pode ser definido como as práticas, técnicas e tecnologias que propiciam a melhoria da eficiência do seu uso, sendo que a procura por processos eficientes de reaproveitamento da água tem se destacado nos últimos anos. Empresas e pessoas físicas estão cada vez mais preocupadas com questões ambientais, procuram formas de reciclar a água utilizada em seus prédios ou ainda de coletar água da chuva para aproveitamento em limpeza, jardinagem e esgoto. Neste sentido, buscar alternativas para seu uso sustentável é imprescindível para uma educação ambiental responsável.

Por isso o presente projeto será desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Aristóteles Emiliano de Castro Igarapé-Miri-PA, fazendo parte das discussões de educação ambiental, a fim de demonstrar de forma prática soluções sustentáveis para problemas ambientais no contexto escolar e refletir sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam na formação de cidadãos preocupados com o futuro do planeta Terra.

Respostas de 2

  1. Esse projeto é de suma importância para a escola Aristóteles Emiliano de Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;