Combatendo a prática do bulling na escola Vicentina

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AUTORES:

Caio Henrique Corrêa Cavalcante, José Pedro dos Santos Costa, Berilene Pereira de Oliveira

RESUMO:

A sala de aula, bem como, o ambiente escolar como um todo é um meio de interação social no qual as crianças têm um primeiro contato fora da família. Cada sujeito que frequenta o espaço escolar é único, dotado de valores e experiências vividas em família e ao chegar na escola trazem consigo seus costumes e valores. Por esse motivo é inevitável que em alguns momentos surjam conflitos de opiniões, de valores, ou até mesmo de interesses na escola e é nesse contexto que surge o bullying. Com o objetivo de combater e conscientizar os alunos sobre essa prática é que esse projeto se realiza, a fim de propor medidas que contribuam com a redução de casos de bullying nas turmas do 3º ano da Escola Vicentina Santana.

          Algumas ações que podem ser importantes no combate a essa prática, são as constantes atividades de conscientização e combate ao bullying, pois se estas forem trabalhadas apenas em um momento pontual e não houver mais continuidade no trabalho as chances de recorrência dos casos podem aumentar. 

Os métodos aplicados foram a ultilização de cartazes, palestras, aplicação de questionários, vídeos, realização de atividades em sala, trabalho expositivo, confecção de cartazes pelos alunos e rodas de conversa, com o intuito de alcançarmos resultados quantitativos e qualitativos a respeito da prática do bullying nas turmas participantes da referida pesquisa.

Para analisarmos de forma mais eficiente os dados obtidos nessa pesquisa que foi realizada nas turmas do 3º ano da Escola Vicentina Santana, utilizou-se o tipo de pesquisa descritiva, a partir da concepção de que “a pesquisa descritiva objetiva descrever as características de certa população ou fenômeno, ou estabelecer relações entre variáveis; envolvem técnicas de coleta de dados padronizadas que podem ser divididas em observação ou sob a forma de levantamento” (MOREIRA, 2021, p. 176). Nesse caso, utilizamos como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário, a fim de sondar as crianças a respeito de sua concepção acerca do bullying.

Esperamos ter contribuído de forma significativa, com dados relevantes para o meio acadêmico e para a comunidade das ciências sociais e aplicadas. Esse foi o início de um projeto que pode ser expandido e explorado de forma estratégica para que alcancemos maiores resultados no combate e conscientização do bullying nas escolas, por essa razão daremos continuidade à pesquisa e faremos maiores esforços para alcançarmos resultados ainda mais eficazes frente ao bullying. Os dados nos apontam que ainda existem falhas que podem ser sanadas com medidas mais efetivas para que nossas escolas sejam lugares de paz e harmonia entre os estudantes e que as intervenções pedagógicas têm a capacidade de potencializar resultados positivos na luta contra toda e qualquer forma de violência nas escolas.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;