DO EXTRATIVISMO A COMERCIALIZAÇÃO INTENSA DO AÇAÍ NA CIDADE DE IGARAPÉ MIRI-PA.

114 Views

AUTORES:

Ester dos Santos Almeida, Fernanda Neri Brás, Thiago Lima Portilho, Elisângela Ferro Sousa

RESUMO:

As constantes transformações do espaço natural em busca da evolução em prol do desenvolvimento, levam a humanidade a cometer inúmeros descasos com o meio ambiente ao qual pertencem. A presente pesquisa busca avaliar e analisar problemáticas socias e ambientais relacionadas a qualidade da fruta açaí comercializado no bairro da cidade nova localizada no município de Igarapé-Miri no Estado do Pará e seus impactos quanto ao consumo local. 

Através de pesquisa e conscientização dos moradores do entorno da escola Perciliano e do bairro da Cidade Nova, com aplicação de palestras e esclarecimentos sobre a questão ambiental e a produção do açaí na nossa região. Conscientizar a população sobre o consumo mundializado do nosso principal produto extrativista e assegurar a qualidade do fruto do açaizeiro que geralmente é consumido como polpa, líquido com textura espessa, macia sendo estas obtidas pela maceração do pericarpo com diferentes quantidades de água. Com a notável e crescente popularidade do açaí seu consumo está crescendo significativamente por todo o território nacional e internacional em razão do valor nutritivo e as substancias bioativas (YAMAGUCHI ,2021).

Embora a produção de açaí tenha ganhado uma importância significativa no mercado, não se pode deixar de reconhecer é evidenciar que os cidadãos que vivem em torno do extrativismo sofrem com tal processo. A exploração da fruta açaí e sua comercialização em grande escala. Acarreta na perda dos espaços da população comum da região, para grandes empresas. A transformação do espaço através da industrialização é um dos fatores agravantes no processo de poluição ambiental. O que ocasiona um declívio na qualidade de vida da população (ZANIRATO, 2007).

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;