Doença de Chagas e Manipulação do Açaí

194 Views

AUTORES:


Joana Darc Moraes Barbosa, Ariel de Jesus Patrocinio, Jhon Erick S. Moraes, Ryan Soares Patrocínio

RESUMO:

Resumo:


O açaizeiro (Euterpe oleracea) é palmeira abundante no estuário amazônico formando os açaizais amplamente cultivado, de onde se extraí o fruto (açaí) que fornece a polpa utilizada para produzir vários tipos de bebidas e produtos alimentares como sorvetes licores doces e geleias consumidos em todo o Brasil.

As palmeiras podem ser vistas tanto na zona rural como na zona urbana pelo fácil cultivo, abundancia de sementes, disponibilidade de água, adaptação climática. Estas e outras espécies de palmeiras abrigam uma grande variedade de insetos adaptados ao ambiente quente e úmido da região. Entre estes insetos há o barbeiro (Triatoma infestans), espécie conhecida por transmitir a Doença de Chagas, sendo o principal e o mais antigo vetor desta doençaEm  outras regiões  a doença é transmitida pela picada do inseto, no entanto, durante a “debulha” do açaí, o barbeiro pode misturar-se aos caroços ou depositar suas fezes que pode ser macerado juntamente com a polpa, esta forma o agente causador da doença,  o protozoário Trypanosoma cruzi, é ingerido diretamente na alimentação.

 Nas grandes empresas de processamento há técnicas de segurança como o branqueamento que garante a higienização do produto antes do beneficiamento em polpa, no entanto, no consumo local não se observa este mesmo tratamento. Este estudo está sendo realizado com o objetivo de demonstrar conhecimento a respeito da transmissão da doença por meio do consumo do açaí, as medidas preventivas e a importância de atenção ao manuseio do açaí.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;