106 Views
AUTORES:
SHIRLEY MONTEIRO PANTOJA, JOSIANE DO SOCORRO PINHEIRO AGUIAR
RESUMO:
O presente projeto é a relação entre a Educação Escolar e a Educação Ambiental. Levando ao conhecimento dos estudantes formas simples e práticas para os anos iniciais de como a natureza faz parte do dia a dia das pessoas e de maneira ela pode melhorar a qualidade de vida de todos, ou seja, o objetivo real de que o bem-estar dessa e das próximas gerações depende do cuidado com o ambiente, provocando nos estudantes reflexões e os motivando a agir, a realmente fazer algo a partir do que está sendo ensinado, mostrando as possibilidades de atuação em favor do meio ambiente.
Este trabalho apresenta uma estratégia de ensino baseada na construção de terrários como recurso didático, isso porque os terrários são modelos de ecossistema terrestre em escala muito pequena proporcionando uma contextualização do conteúdo. O ensino de Ciências vislumbra um conjunto de vários conhecimentos importantes para os estudantes, a proposta do terrário visa proporcionar o envolvimento dos mesmos através da observação, experimentação e exploração de atividades diferenciadas que possibilite uma melhor compreensão de conceitos pertinentes ao ensino de ciências através da interação com conteúdo.
Trata-se de compreendermos que os podem e devem levar conhecimentos acerta do assunto para dentro de sala de aula na busca da melhoria do planeta mediante a buscar pela melhoria da qualidade de vida e pelas melhores condições ambientais via campo da Educação Ambiental. Entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta terra e propiciar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
Desse modo o aluno se disponibiliza a aprender com o próprio ambiente em sala de aula, relacionando o conteúdo ministrado com as questões do seu cotidiano. As oficinas devem se desenvolver apoiadas nas vivências dos alunos e dos fenômenos que ocorrem a sua volta, buscando ancaminhá-los com o auxilio dos conceitos científicos pertinentes. Enfim, a educação ambiental desperta no estudante a consciência de preservação e de cidadania.