153 Views
AUTORES:
Manoel de Jesus da Trindade Sampaio, Rafaelly Bianca serão Chaves, Rafaelly Bianca serão Chaves, Hugo Baia Dos Santos, Lisolene do Espirito Santo Vinagre dos Santos
RESUMO:
1- INTRODUÇÃO
A questão do meio ambiente se torna cada vez mais urgente para a sociedade atual, pois o futuro da humanidade depende do equilíbrio do meio em que vivemos. Com o crescimento da população e a urbanização, a quantidade de lixo e poluição também cresce sem controle, por essa razão se torna cada vez mais importante a realização de trabalhos educacionais em favor do meio ambiente.
1- PROBLEMÁTICA
Como cada aluno poderia ajudar a reduzir o lixo no ambiente escolar e manter a escola limpa e agradável?Como a intenção é fazer com que os alunos percebam que a escola é um espaço de promoção de saúde pelo papel destacado na formação cidadã e que uma postura consumista é incompatível com preservação do meio ambiente. Diante disso, surgiu a seguinte indagação,
1- HIPÓTESE
Acredita- se que a falta de consciência ambiental esteja promovendo e potencializando a degradação do meio ambiente.
4- OBJETIVO GERAL:
Promover e sensibilizar toda comunidade escolar, quanto à valorização, conservação, limpeza e preservação da Unidade Escolar, bem como da comunidade em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Incentivar os alunos a desenvolver o habito de não jogar o lixo no chão, a partir de utilização de lixeiras diferenciadas que atraiam o interesse do aluno em utilizá-las;
– Estabelecer a noção de responsabilidade coletiva, transformando a escola num ambiente limpo e saudável, tornando-a um lugar mais agradável;
Salienta-se que, quando são orientados e têm a possibilidade de possuírem algum tipo de acompanhamento em seu processo de formação como motivação, os educandos conseguem obter resultados positivos no executar das atividades voltado ao meio ambiente. Sobre isso, Palangana (1988) afirma:
O processo de apropriação do conhecimento se dá, portanto, no decurso do desenvolvimento de relações reais, efetivas, do sujeito com o mundo. Vale ressaltar que estas relações não dependem da consciência do sujeito individual, mas são determinadas pelas condições histórico-sociais concretas nas quais ele está inserido, e ainda pelo modo como sua vida se forma nestas condições. (p. 131).
– MATERIAIS E MÉTODOS.
Para a realização do referido estudo utilizou-se de uma estratégia, priorizando a temática e o problema: De como cada aluno poderia ajudar para amenizar esse quadro.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
O projeto esta em fase inicial com pequenas ações educativas através de rodas de conversas com professores e alunos, distribuição de panfletos relacionados ao lixo no interior da escola com proposta de ir para além dos muros da escola, no seu entorno.
os aspectos trabalhados e observados: Cuidar do meio ambiente não jogar lixo no chão da escola e respeitar a natureza.