ESTEATOSE HEPÁTICA x SALGADINHOS INDUSTRIALIZADOS

159 Views

AUTORES:


Rosa Maria Fortes de Oliveira Nonato

RESUMO:

A BNCC enfatiza a importância da alimentação saudável na promoção à saúde. Conhecer as funções dos nutrientes orgânicos e minerais é habilidade a ser alcançada no ensino de Ciências. O presente projeto é um estudo sobre o consumo diário de salgadinho industrializados e  ingestão de componentes químicos e orgânicos presentes na composição desses alimentos vendidos especificamente na cantina escolar.

Crianças e adolescentes consomem estes alimentos em quantidades elevadas motivadas pelo sabor, crocancia e baixo custo, involuntariamente a pessoa vai consumindo exageradamente sem perceber nem sentir os riscos à saúde relacionados à composição como a gordura saturada, o sódio e outros componentes. Elaborar um estudo sobre esse tema tem sua relevância por promover educação em saúde com metodologia que o aluno compreenda os riscos à saúde e torne-se multiplicador de conhecimento entre seus pares. A alimentação humana contém os mais variados nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

Conhecer as funções destes nutrientes é fundamental para compreender as proporções adequadas ao metabolismo humano. Na composição dos salgadinhos há gordura saturada, um tipo de gordura usada  principalmente na industrialização de alimentos de origem animal, como carne bovina, salmão, laticínios e ovos, também presente em alimentos de origem vegetal, como óleo de coco, azeite, óleo de palma e azeite de dendê.

Os salgadinhos de milho possuem elevada aceitação pelo público infantil, dessa forma, para tornarem-se mais palatáveis e aceitáveis para o consumo, estes produtos são adicionados de aromatizantes. O sabor e o aroma fixam-se no salgadinho através de um veículo lipídico, normalmente gordura vegetal hidrogenada, elevando os índices de gorduras saturadas e de ácidos graxos trans em sua composição (CAPRILES; ARÊAS, 2005). 

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;