Fatores de ansiedade no contexto escolar: um estudo com estudantes da educação básica

105 Views

AUTORES:

Klara Sofia da Silva Cardoso, Regiane Gonçalves, Márcia Pantoja Contente, Anna Isis Coelho Sandim

RESUMO:

O processo de aprender para além da competência intelectual da pessoa, depende também da forma como ela se relaciona com os seus pares, com o professor e como sente e percebe esse ambiente escolar. Com vista a promoção da aprendizagem, a escola deve ser acolhedora, desenvolvendo hábitos de escuta, estimulando os estudos sem sobrecargas para que os estudantes na vivência escolar, possam se desenvolver de forma saudável a tornar-se um ser autônomo, crítico e capaz de relacionar-se positivamente com outros, cooperando com eles.

Essa escola para a autonomia e cooperação deve estar moldada em torno do desenvolvimento cognitivo e da afetividade do estudante, de forma que cada patamar de equilíbrio atingido pelo estudante representa um progresso nesses dois aspectos. A fase escolar em que esses estudantes se encontram correspondem ao período da adolescência.

A escola é um contexto que pode gerar situações que causam ansiedade no estudante, como as regras a serem cumpridas e as avaliações, apresentações em público, mudanças aprovação social, bullying. O isolamento potencializado pela pandemia da Covid-19, que interveio no estado emocional de adolescentes, a pressão dos estudos e excesso de atividades curriculares, e ainda, a dificuldade de interação social no ambiente escolar pode ser considerados gatilhos para a ansiedade.

Diante disso, lançamos como questão norteadora: em que termos o levantamento de fatores de ansiedade associado a atividades escolares de estudantes da educação básica pode contribuir para o planejamento de ações de modo a melhorar a qualidade na vivência desses adolescentes no contexto escolar? Como objetivo geral, buscamos identificar nas atividades diárias escolares fatores de ansiedade em estudantes que fazem parte do período da adolescência inicial em uma escola da rede pública de Igarapé-Miri. Com vista a alcançarmos tal objetivo, delineamos como objetivos específicos para este estudo: elaborar um aplicativo tendo base os fatores de ansiedade levantados nesse estudo, de modo a ajudar a comunidade escolar a desenvolver ações com vista a atender as necessidades desses estudantes. A presente pesquisa de natureza qualitativa, está sendo desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino no município de Igarapé-Miri, com 150 estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, na faixa etária compreendida entre 13 e 14 anos, fazendo parte, segundo a OMS (1965) da adolescência inicial.

A pesquisa será realizada em três etapas: i. revisão de literatura; ii. aplicação de questionário; iii. elaboração de um instrumento no formato de um aplicativo. Esperamos por meio deste estudo, identificar os fatores de ansiedade relacionados as atividades escolares e assim, produzir um instrumento em formato de aplicativo com informações pertinentes sobre a ansiedade e a esses fatores, com o intuito de dar a conhecer a comunidade escolar como os estudantes se sentem frente as diversas atividades e ações vividas no ambiente da escola. Esse instrumento será de grande importância para a escola no que tange ao planejamento de suas ações voltadas a ajudar os estudantes a lidarem com essas questões, as quais muitas vezes contribuem para a queda no seu rendimento e consequentemente para a evasão escolar.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;