128 Views
AUTORES:
Alciani de Oliveira Rodrigues, Daniel Belo da Silva Pinheiro
RESUMO:
“De que serve a inteligência quando não nos diverte? Não há nada mais entediante do que uma inteligência triste.”- Ivan Turgenev. O saber matemático é essencial na vida do ser humano, pois em seu trabalho e em outras atividades cotidianas, usam-se os números e os cálculos.
As atividades lúdicas têm sido úteis no relacionamento entre pessoas, possibilitando mais afetividade, prazer, cooperação, imaginação, criatividade, permitindo uma construção do conhecimento através da alegria e do prazer, tornando- se assim, desejável conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar significativa. No meio educacional ou em ambientes pedagógicos, os educadores já utilizam de jogos e atividades lúdicas para estimular a inteligência lógico-matemática dos alunos. Porém, a utilização de jogos, curiosidades, enigmas para estimular o desenvolvimento das inteligências não precisa limitar-se às instituições educacionais.
Mesmo adulto, você pode realizar jogos que estimulem seu raciocínio como puzzles, quebra cabeças, jogos de xadrez , sudokus e enigmas. A parte mais legal é que todas essas opções de jogos existem com versões para celular, permitindo que você estimule sua inteligência lógico-matemática como se fosse um passatempo.