SALADA DE PROTISTAS

105 Views

AUTORES:

Maria José Barbosa Maia, ANA LUCIA BARBOSA MAIA, ARTHUR NICOLAS MAIA PANTOJA, LUAN MARTINS PANTOJA , RAFAEL JOSÉ PINHEIRO COSTA

RESUMO:

Observou-se a presença de formas enteroparasitas em hortaliças consumidas cruas. Foram estudadas amostras alface, cheiro verde, repolho, couve, pepino e Tomate. Tais amostras foram lavadas e submetidas ao método de sedimentação espontânea em água por 72 horas.

Todas as variedades de hortaliças examinadas apresentaram elevados percentuais de contaminação, porém com maior frequência no repolho e alface. Observou-se uma grande variedade de possíveis protozoários, responsáveis pela transmissão elevada de enfermidades intestinais como amebíase e giardíase. Ressalta-se a importância de medidas de higiene na manipulação de  hortaliças na prevenção de enfermidades intestinais.

A boa higiene é medida protetora fundamental contra doenças de origem alimentar, e o indivíduo que fornece, prepara e serve o alimento deve construir barreiras sanitárias entre este e seus consumidores, de forma que as pessoas que os manipulem sejam selecionadas e tenham conhecimentos e atitudes para operação de um sistema de preparação de alimentos.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;