105 Views
AUTORES:
Maria José Barbosa Maia, ANA LUCIA BARBOSA MAIA, ARTHUR NICOLAS MAIA PANTOJA, LUAN MARTINS PANTOJA , RAFAEL JOSÉ PINHEIRO COSTA
RESUMO:
Observou-se a presença de formas enteroparasitas em hortaliças consumidas cruas. Foram estudadas amostras alface, cheiro verde, repolho, couve, pepino e Tomate. Tais amostras foram lavadas e submetidas ao método de sedimentação espontânea em água por 72 horas.
Todas as variedades de hortaliças examinadas apresentaram elevados percentuais de contaminação, porém com maior frequência no repolho e alface. Observou-se uma grande variedade de possíveis protozoários, responsáveis pela transmissão elevada de enfermidades intestinais como amebíase e giardíase. Ressalta-se a importância de medidas de higiene na manipulação de hortaliças na prevenção de enfermidades intestinais.
A boa higiene é medida protetora fundamental contra doenças de origem alimentar, e o indivíduo que fornece, prepara e serve o alimento deve construir barreiras sanitárias entre este e seus consumidores, de forma que as pessoas que os manipulem sejam selecionadas e tenham conhecimentos e atitudes para operação de um sistema de preparação de alimentos.