Projeto: O uso das plantas medicinais na comunidade do rio murutipucu

565 Views

AUTORES:

Jeane Moraes Silva, Hyanny Moraes e Silva

RESUMO:

As  plantas medicinais foram identificadas e bastante usadas ao longo da historia da humanidade, pois as mesmas trazem muitos benefícios e tem a capacidade de ação totalmente eficaz contra tal sintoma, sendo de suma importância para a saúde da população.

Na Amazônia é muito comum a utilização de plantas medicinais, principalmente por comunidades ribeirinhas. Estas, além de possuírem uma ampla riqueza biológica constituída por ambientes naturais, apresentam uma grande riqueza cultural proveniente do conhecimento das populações locais que residem na região, como povos tradicionais e indígenas (SCUDELLER, 2009). Estes conhecimentos têm persistido ao longo do tempo somente pela transmissão via oral e estão intimamente interligados com a necessidade desses povos em utilizá-los em seu proveito (RODRIGUES et al., 2001)

Respostas de 27

    1. Projeto muito interessante por abordar uma característica muito comum dos povos tradicionais da Amazônia: o uso de ervas medicinais para o tratamento de diversas patologias. Apesar da ciência moderna já ter identificado que, realmente algumas plantas e ervas da Amazônia possuírem componentes curativos, e que as mesmas são atravessadas pelas gerações na forma de conhecimentos tradicionais, no entanto, ainda existem espécies, na qual a ciência ainda não conseguiu explorar o potencial medicinal que possui. Por isso a importância de se ter uma pesquisa nesta área: além de trazer à lume a questão medicinal, aponta para todo um processo de ancestralidade vivido e em algum momento, experimentado por todos nós, povos da Amazônia. Parabéns!

  1. O cotidiano das populações tradicionais deve se fazer presente no currículo das escolas do campo! Parabéns pela valorização da cultura camponesa!

  2. .Trabalho em fase inicial mas com grande relevância para a comunidade do Rio Murutipucu. Parabéns Hianny. Garota stem na Feiciti 2021

  3. Excelente trabalho onde vem resgatando tradições passada de geracao em geração muito bom.

  4. Muito produtivo,esse projeto para a comunidade ribeirinha,que possam levar adiante,pois é muito significativo para enriquecer o conhecimento de todos.

  5. Parabenizo o projeto, quero dizer que a valorização de qualquer conhecimento de uma comunidade, é de suma importância para um projeto cultural, porém não se constrói uma educação escolar, sem a partipação do sujeito de uma localidade. Fico muito feliz, em observar os alunos através do suas habilidades, resgatar o conhecimento que o povo de seu Território tem e trazer através de um projeto, essa importância e valorização, muito lindo mesmo parabéns.

  6. Lindo projeto,que vai mostrar o valor que nossas plantas têm!que muitas pessoas preferem utilizar medicamentos de farmácia sem saber que os naturais são os mais adequados para a cura das doenças.

  7. Parabéns pelo trabalho, nós paraenses sabemos o quanto é importante o consumo das ervas medicinais , para tratar nossas doenças ou qualquer outros problemas que possam surgir no nosso cotidiano.👏🙏😍

  8. Parabéns pelo trabalho, nós paraenses sabemos o quanto é importante o consumo das ervas medicinais , para tratar nossas doenças ou qualquer outros problemas que possam surgir no nosso cotidiano.👏🙏😍

  9. Parabéns pela valorização de nossos saberes tradicionais, saberes esses que vem perpetuando de gerações🤝

  10. Parabéns!!! Muito feliz pelo empenho e valorização das nossas raridades amazônicas.

  11. Parabéns pela apresentação do trabalho. Pois, através desses conhecimentos , a nossa cultura amazônida torna-se cada vez mais viva, conhecida e valorizada pelas futuras gerações que ( con)vivem na nossa região, despertando o olhar crítico da sociedade para a prevenção do meio ambiente, uma vez que, nossa vegetação possue riquesas biológicas que podem resultar na cura ou na prevenção de muitas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;