109 Views
AUTORES:
Clara Eunice de Moraes Figueiredo Brandão e Luiz Carlos Lopes Araujo
RESUMO:
A utilização de plantas com objetivos medicinais é bastante difundida em todo mundo, e nos mais diversos locais. Uma prática que vem se difundindo no nas escolas no Brasil, é a utilização de Hortas Medicinais no processo ensino aprendizagem. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo final a implantação de uma Horta de Plantas Medicinais, na Escola Eurídice Marques.
Espera-se através da horta disseminar entre alunos, professores e comunidade conhecimentos sobre os medicamentos naturais e seus benefícios, conscientizando-os da importância do meio ambiente e cultivo de produtos naturais, para a saúde.
As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças. Incluindo os saberes populares e os conhecimentos científicos, as plantas medicinais vêm sendo utilizadas como recurso para intervir no tratamento de várias doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população faz uso de plantas medicinais para fins de tratamento, cura e prevenção de doenças.