PREVENÇÃO E ATENÇÃO A SAUDE DOS DENTES

241 Views

AUTORES:


PABLO DA SILVA DOS SANTOS,, FRANCINALDO ALFAIA FERREIRA,, ANDRESSA DO SOCORRO MORAES COSTA

RESUMO:

Resumo:

A adolescência, período de formação de relações de amizades e aceitação em grupos, é    marcada por ganhos de autonomia, transição de papéis sociais e novas experiências. Os comportamentos de risco à saúde tendem a se iniciar nessa fase influenciados pelas transformações anatômicas e fisiológicas que ocorrem no corpo do menino e da menina.  

Tomar banho ao acordar e escovar os dentes é a primeira medida de higiene do dia a dia, a escovação correta dos dentes deve iniciar nos primeiros anos de vida a partir de orientação da própria mãe, no entanto, a partir de certa idade a criança passa a desenvolver essa pratica sozinho, nem sempre fazendo a escovação correta e com menos frequência que outrora. A escola, enquanto promotora de atenção ao desenvolvimento do estudante, poderia prever em seu planejamento anual, praticas educativas de prevenção a saúde como uma das estratégias do Programa Saúde na Escola, considerando que  tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Na  proposta ensejada, este público poderia ser atendido em avaliação profissional em odontologia pelo menos uma vez no ano com aplicação de flúor e outros procedimentos pertinentes. 

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;