190 Views
AUTORES:
Claudio Cardim Serrão, ELIZEU DOS SANTOS VALENTE, : Monick Figueiredo serão, Ana Paula Pinheiro de Miranda
RESUMO:
Resumo:
A Escolinha Açaí 10 surgiu no ano de 2012,com o intuito de forma cidadãos e craques no município de Igarapé-Miri, todos esses anos tínhamos o sonho de também incluir as meninas como forma de valorizar e fazer essa integração juntos aos meninos. No ano de 2022, chegou para nós à aluna Eduarda que fez pensar realmente que precisávamos ter uma turma feminina. O Futebol feminino e sempre um tabu a ser batido, a muitas especulações acerca neste assunto, isso já vem de muito tempo no Século XIX, tinha a imagem de quem jogava futebol, eras as mulheres que não tinha classe , grosseiras e mal cheirosas e muito mas.
Apesar de temos avançados muito nesse assunto, ainda falta consciência, as mulheres sempre tiveram dificuldade em se impor quando o assunto trata-se de igualdade entre os gêneros, pois historicamente foram vistas como um ser frágil e dependente com poucas oportunidades para se provar o contrario. Hoje ainda não é possível afirmar que as dificuldades daquela época foram vencidas, isto considera que a sociedade ainda ( mesmo que a ideia já tenha mudado muito ) se tem muita descriminação e uma falta de valorização, a mulher que mostra um interesse na pratica. Falando em relação a escolinha Açaí 10 nossos professores são de suma importância a inserção do respeito e valorização do esporte na nossa vida. Mas em termos esportivo dentro do nosso município não somos valorizada, pois pouco se tem torneio e campeonatos, então nossos sonhos foram valorizados somente por nossos professores que nos ajudam a manter vivo esse sonho de que nós também podemos, pois o futebol feminino e algo incrível e lutamos todos os dias por mas oportunidades, começou no mês de junho com uma base de 12 meninas, mas uma que tinha chego antes a Eduarda ela começou a ser testada junto com os meninos isso nós fez analisar duas situações a qual nos trabalhamos muito com os meninos o respeito mutuo perante seus amigos e adversário, pois estamos formado cidadãos então foi de fundamental importância que eles aprendesse isso.
A ideia principal seria de treina as meninas para participar do jeps( jogos estudantis paraenses), ali trabalhar todas as regras do futebol través dos treinos, e com essa ideia ensinar todas a regras do futebol, para que elas pudesse se desenvolver e se destacar com seu talento no futebol. Começamos a nós encontrar duas vezes na semana para os treinamentos, neles trabalhamos os fundamentos do futebol a coordenação motora, preparo físico, logo em seguida a prática com a bola, logo elas se desenvolveram e chegaram ate a nos surpreender, se destacando, então a primeira ideia surgiu fazer umas fotos para divulgação e para melhor visualização do projeto, isso chamou muito atenção e hoje o grupo conta com uma base de 30 meninas, sendo que hoje temos crianças de 08 anos, que também estão acreditando e lutando por um direito e lugar na sociedade, pois não e por que elas jogam bola que elas deixam de ser mulher.