245 Views
AUTORES:
Josielma Célia Monteiro Costa, Elza Ferreira Afonso
RESUMO:
Resumo:
A leitura para Freire (2003) significa ler a realidade de forma crítica e enfrentar as mudanças de um mundo cheio de desigualdades isso implica dizer que as leituras feitas pelos nossos estudantes na Escola Perciliano permitirão a discussão de temas como o valor das coisas simples, a ganância, a escravidão desenvolvendo potencial crítico diante da realidade que os cercam.permitirão a discussão de temas como o valor das coisas simples, a ganância, a escravidão desenvolvendo potencial crítico diante da realidade que os cercam.
As deficiências nas leituras adquiridas no período da pandemia foram identificadas ao se perceber que muitos dos nossos estudantes ao retornarem as aulas presenciais sentiam-se desestimulados comprometendo dessa forma o seu aprendizado. E por não terem no ambiente familiar um espaço que promovesse um contato direto com os livros visto que tinham de permanecer em casa percebeu-se que não estavam mais habituados a ler.
No período pandêmico todos precisavam permanecer em casa, o ensino era remoto mas muitos estudantes não tinham no ambiente familiar um espaço que promovesse um contato direto com os livros. Sem dúvida, O projeto Eu indico e você Lê foi pensado, discutido e posto em prática a fim de selecionar leitores que pudessem indicar suas leituras a outros, falando de sua importância, dos pontos que lhe chamaram sua atenção e instigando o outro a emprestar livros para ler em casa ou no espaço da sala de leitura.
Diante da situação exposta acima a pesquisa propôs o seguinte questionamento: Será que a leitura por indicação poderá despertar maior interesse no estudante após o período pandêmico trazendo motivação no ambiente escolar?
O Projeto Eu indico e Você Lê se encarregou de constatar o problema, desenvolver as etapas , realizar análises e apontar resultados significativos como forma de amenizar o desinteresse dos estudantes pela leitura proporcionando aspectos positivos: autonomia e socialização no ambiente escolar.
A leitura precisa ser considerada uma prática diária de modo que alcance a todos os estudantes independente do ano em que estão matriculados promovendo um envolvimento que resulta em superação das dificuldades de ler e escrever que poderão ser decorrentes da má organização do pensamento, deficiência na expressividade ou dificuldades de relacionar-se com o outro. Oportunizando o momento de recontar ao outro sobre o livro, pontuando o que chamou a sua atenção e a maneira como se envolveu com a história, o leitor poderá servir como canal de interação incentivando os outros estudantes a lerem e assim de fato se ter a disseminação de conhecimentos e aumentando gradativamente o índice de leitores no ambiente escolar.