Revitalizar para educar.

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AUTORES:

Álvaro Miranda Dias, Fernanda da Conceição Rezende, Nelma Maria Moraes de Souza, Breno Gonçalves de Souza, Maria das Graças Baia Moraes

RESUMO:

A dificuldade de aprendizagem, o desinteresse dos alunos em ir para escola e a evasão escolar vem se tornando um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores exterior ao indivíduo ou inerente a ele, decorrendo de situações adversas à aprendizagem como: déficit sensorial, abandono escolar, baixa condição socioeconômica, problemas cognitivos neurológicos e as deficiências estruturais da escola, sejam em termos físicos ou pedagógicos. Pode-se afirmar que a estrutura física de uma escola é um elemento de suma importância para aumentar o crescimento de uma país, seja no âmbito cultural, social ou econômico, principalmente nas nações em “processo de desenvolvimento”, onde se verificam desigualdade socioeconômicas acentuadas.

No caso particular da estrutura física da escola, acredita-se que a falta de conforto, em todos os seus aspectos, influi no desempenho dos alunos em aula, tanto em termos de saúde, como em termos de aprendizado. O estudo correto do ambiente escolar pode ajudar a criar espaços adequados do ponto de vista térmico, acústico e com boa luminosidade propícia às atividades que ali serão desenvolvidas e dar uma estrutura mínima como água potável, e merenda escolar. Contudo, a estrutura física é de grande importância para o ensino-aprendizado, pois, quando mais conforto o aluno adquirir melhor será o seu rendimento psíquico, intelectual, social e até futuramente econômico.

A escolha desse tema partiu de experiência vivenciada no decorrer da realização das aulas da primeira turma de educação do campo, ensino fundamental maior, do Curso Saberes Miriense na comunidade Santo Antônio do Cají, no município de Igarapé-Miri, onde foi possível perceber que muitos deles enfrentam problemas de aprendizagem, dificuldade da leitura e escrita, problemas comportamentais entre outros, além do desinteresse em frequentar a escola o que acaba levando a evasão escolar e ao déficit educacional.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;