Projeto: Sabonetes ecológicos com aromas da Amazônia: uma alternativa para o uso de resíduos da semente do açaí.

815 Views

AUTORES:

Rafaela Luciene Teixeira Ribeiro; Samilly Teixeira Progênio

RESUMO:

O que fazer com as toneladas do caroço, rejeito do açaí após a extração da polpa? A Associação de Batedores de Açaí de Belém estima que existam cerca de dez mil pontos de venda de açaí na região metropolitana. A geração diária de caroço chega a expressivas 16 toneladas todos os dias (G1.com).

Após a extração da polpa do açaí,  o fruto é transformado em suco que é comercializado diariamente nas denominadas “batedeiras”; verdadeiras agroindústrias instaladas em áreas urbanas. Esta bebida é beneficiada dentro da área urbana, gerando resíduos que formam uma parcela importante do lixo urbano que não são recolhidos e vem sendo dispostos de maneira inadequada em passarelas, pátios e ruas da cidade, uma vez que não são acondicionados, coletados, reaproveitados e transportados para uma destinação final adequada. Tendo em vista a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em que devem-se desenvolver sistemas de gestão ambiental e empresarial voltados para a melhoria dos processos produtivos e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos, incluídos a recuperação e o aproveitamento energético (BRASIL. Empresa de Pesquisa Energética. Balanço Energético Nacional 2012: ano base 2011. Rio de Janeiro: EPE, 2012, 282 p. 23). Com isso surge a questão: Buscar alternativas de aproveitamento destes resíduos atenuando assim os impactos ambientais gerados.

Deste modo, o aproveitamento de resíduos da agroindústria do açaí para produção de cosméticos é uma alternativa que pode auxiliar na redução desse descarte no meio ambiente, além de contribuir para a produção de um produto ecológico que incentiva a reciclagem, estimula o cuidado pelo meio ambiente e ser um produto que potencialmente pode gerar emprego e renda para famílias ribeirinhas de Igarapé-Miri, aliando assim fomento à preservação ambiental e estímulo à economia local.

Respostas de 54

  1. Tudo que se pode fazer para aproveitar o material que está sendo descartado das fábricas de açaí e são jogadoras fora de formas irregulares e que estão prejudicando tanto o meio ambiente quanto as pessoas, é sempre uma ótima alternativa de diminuir os impactos ambientais.
    Muito interessante o projeto das meninas que estão de parabéns,parabéns a orientadora e tbm a escola.

    1. Temos tudo o que precisamos para fazer o projeto da certo “”matéria prima” mais sei muito bem como funciona se nossos governantes não abraçarem o projeto.
      Sinto na pele a cada dia esse incentivo a agricultura. Quero muito que esse projeto dei certo para ajudar muitas pessoas de no cidade e região…

  2. Parabéns meninas, o trabalho de vocês é excelente. Que proposta maravilhosa.😍👍👏👏👏👏👏

    1. Excelente projeto e muito bom esse reaproveitamento do carroço do açaí .Parabéns 👏👏👏

  3. Decididamente, o açaí é a nossa maior riqueza! Até seus resíduos naturais podem ser perfeitamente reaproveitados, como é caso a que esse projeto se propõe. É de arREPiar essa galerinha da minha querida Escola Raimundo Emiliano Pantoja!
    Parabéns!

  4. Excelente projeto!! O melhor de tudo é vê nossas criança mostrando empenho em algo que possa vim ser promissor pra elas, isso é orgulho pra escola e pros pais… projeto muito bem elaborado.
    Parabéns a todos os envolvidos. E vamos incentivar nossas crianças e adolescentes.

    1. Parabéns pelo seu projeto de sabanete ecológico e que seu projeto seja reconhecido com muito êxito.

    1. Muito boa iniciativa parabéns pelo projeto , espero que o poder público , ou empresa privada tenham a visão de futuro melhor e investir em projeto como esse

  5. Parabéns!!!! Meninas na ciência!!!! Muito Bem!!! Excelente ideia para o uso do caroço do açaí 👏👏

  6. Adorei o progeto uma imença tonelada de caroços de açai jogado fora em vez disso otima ideia pra se aproveitar. E gerar uma grande fonte de renda e mas uma marca pra valorizar nosso cidade com nosso fruto da região. Parabéns meninas 👏👏👏👏👏👏

  7. Parabéns meninas pela iniciativa, produzir um trabalho como este não é fácil. E o trabalho de vcs está muito bom. Continuem trabalhando nele .

  8. O olhar para preservação ambiental e para o desenvolvimento científico são caminhos viáveis para um mundo sustentável.

  9. Meus parabéns meninas excelente trabalho que vcs venham se aprofundar cada vez mais nesse projeto. Desejo boa sorte e muito sucesso 🙌😍

  10. Excelente projeto e iniciativa para mostrar a sociedade que podemos ultilizar os resíduos do açaí em diversas áreas.

  11. Excelente projeto, uma iniciativa muito importante! Parabéns meninas, sucesso! 👏🏻👏🏻❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;