Sanitização (por cloração) do açaí em Igarapé-Miri, uma medida necessária para a saúde do consumidor.

92 Views

AUTORES:

JOSINEIDE PANTOJA DA COSTA, SAMUEL PANTOJA BAIA, ALICE CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA

RESUMO:

O vinho ou polpa de açaí (Euterpe oleracea ) é um dos principais componentesda dieta da população amazônida.

A demanda pela bebida vem aumentando não somente na região amazônica, mas no mercado nacional e até mesmo no internacional, onde o produto passou a ocupar lugar de destaque e frutas. Mas o açaí é um fruto muito perecível e sua deterioração é acelerada durante o acondicionamento e transporte em condições precárias, levando a uma diminuição da durabilidade do fruto, que não resiste mais do que 12 horas, mesmo em ambiente refrigerado. Na batedeira ou amassadeira, os frutos devem ser muito bem higienizados antes de serem processados, pois como o vinho não passa por nenhum outro processo térmico, ele pode conter algum contaminante que possa comprometer a qualidade do produto pondo em risco a saúde do consumidor. Deste modo, as boas práticas de fabricação (BPF) são processos essenciais para controlar os contaminantes na amassadeira, para que o batedor ofereça ao consumidor um produto seguro, ou seja, que não vá ameaçar a sua saúde.

As BPF atingem desde a qualidade da matéria-prima, a seleção de fornecedores, a qualidade da água, até as recomendações de higiene e orientações de construção das instalações (BEZERRA, 2009).

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;