Saúde auditiva e visual: hábitos saudáveis para viver melhor

628 Views

AUTORES:


MARIA RAIMUNDA RIBEIRO DE SOUZA

RESUMO:

O cuidado com a saúde visual é essencial, inclusive porque muitos casos de perda da acuidade visual podem ser evitados com um diagnóstico precoce. Assim, a preocupação com a exposição aos raios ultravioletas, a prevenção de acidentes domésticos e do trabalho e as visitas regulares ao oftalmologista deveriam fazer parte da rotina de qualquer pessoa.

Com o avanço das novas tecnologias, aumentou muito a exposição ocular às telas. O uso indiscriminado de tablets, celulares e computadores pode acarretar sérias complicações visuais. Inclusive, o hábito, cada vez mais precoce, tem ocasionado comprometimento já na infância.

Da mesma forma, os acidentes oculares têm sido mais frequentes, sendo responsáveis por causar incapacidade e limitações aos indivíduos. Diante de tantos riscos, cuidar da saúde dos olhos é imprescindível.

A audição é um dos sentidos fundamentais para o desenvolvimento da fala, dos processos de linguagem (receptiva e expressiva) e da alfabetização (leitura e escrita), já que dependem do funcionamento adequado dos processos auditivos de detecção e interpretação dos sons. A detecção precoce de alterações auditivas e a intervenção imediata em crianças com perda auditiva favorecem o desempenho acadêmico, emocional e social. O desenvolvimento da audição, linguagem e da fala deve ser observado pelos profissionais da Saúde e da Educação bem como pelos familiares. Entende-se como linguagem o sistema que permite ao ser humano expressar suas ideias e sentimentos, estabelecendo comunicação

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;