137 Views
AUTORES:
Rosilda Maria Lobato Ribeiro, RicardoCartilho Silva, Jeyseane Costa da Cruz, Luiz Fabiano Teixeira Gonçalves
RESUMO:
A presente pesquisa partiu da questão norteadora: se for trabalhado 15minutos em cada aula todos os dias da semana de leitura e escrita, tem possibilidade de os alunos aprenderem melhor a ler e escrever? Devido a proliferação do vírus da covid 19 obrigou os Sistemas Educacionais a baixarem decretos de suspensão das aulas presenciais como forma de evitar a disseminação do vírus em massa e de preservação da saúde e da vida da comunidade escolar.
Nesse sentido, foram criadas alternativas de ensino à distância para que a educação institucionalizada não parasse, dentre essas estão as aulas remotas ou hibridas, aulas online, plataformas e cadernos de atividades. E com isso o aprendizado dos alunos foram comprometidos durante os dois anos de aulas remotas, principalmente no que tange a leitura e a escrita, pois muitos alunos foram promovidos para anos posterior com problemas sérios no aprendizado. Escolas diante das dificuldades trazidas pelo isolamento social têm hoje que ressignificar suas propostas pedagógicas e suas práticas educativas. Para tanto este trabalho tem como objetivo geral: contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental no sentido destes, compreenderem-se enquanto sujeitos que fazem parte de uma sociedade letrada e como objetivos específicos: estimular a prática da leitura nos alunos e proporcionar por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras o processo da leitura e da escrita.
O Procedimentos Metodológicos ocorreu no mês de maio do ano de 2022 com pesquisa bibliográfica sobre leitura. O trabalho foi pensado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da escola municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ana Dalila Ferreira de Oliveira, onde foram compridas várias etapas que cominou com a análise diagnóstica feita para seleção dos alunos com maior dificuldade, os quais chegaram na escola sem domínio da leitura e da escrita.
Os Resultados foram alcançados com o andamento do projeto, o qual veio favorecer significativamente o processo ensino aprendizagem visto que se propõem a colaborar com o estímulo da leitura e da escrita no interior do espaço escolar e, com isso houve um melhorar desempenho dos discente em todas disciplinas, haja vista o projeto de leitura estava inserida em todas as áreas do conhecimento.