TEAnews: O AUTISMO EM FOCO!

Daniel Carvalho Costa, Bastos Júnior Edilson Pinheiro, Aurizete Rodrigues Pureza

AUTORES:


Daniel Carvalho Costa, Bastos Júnior Edilson Pinheiro, Aurizete Rodrigues Pureza

RESUMO:

A presente pesquisa se propõe em trazer importantes reflexões referente à maneira como a pessoa com TEA ainda é vista no ambiente escolar, romper silêncios que envolvem preconceitos e estereótipos, assim como discutir a incessante necessidade de criar mecanismos dentro da escola que possam responder às inquietações referente a relação pessoa autista e escola, e consequentemente a inclusão. Dessa discussão criar o TEAnews, um jornal que vise ampliar o conhecimento sobre TEA no contexto escolar do INSA em Igarapé-MIRI, dando visibilidade às potencialidades e habilidades dos alunos com autismo.

Apesar da ampliação do acesso à informações ainda percebe-se a necessidade da escola melhor entender como as pessoas com TEA se relacionam com o mundo, suas habilidades e potencialidades, e com isso a escola possa explorar de maneira significativa o desenvolvimento dos respectivos alunos, criando pontes de verdadeiro respeito e aprendizagem no contexto escolar.

É fato, o aluno autista chegou à escola, tem acesso, porém, a efetivação de direitos é mais além. É preciso “pertencer” a este espaço, e isso requer quebrar barreiras atitudinais que muitas vezes acontecem pela ausência de conhecimentos mais objetivos e claros sobre o autismo. E diante de uma temática complexa, não é uma tarefa fácil! Daí a relevância do TEAnews!

Veja também