TÍTULO DO PROJETO: A ARTE DE APRENDER BRINCANDO: O USO DA RECICLAGEM COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NA ESCOLA ALTAIR LEMOS CARNEIRO

160 Views

AUTORES:


Viviane Renata Pureza Serrão, Fraciane Machado Gomes

RESUMO:

O projeto “A arte de aprender brincando: o uso da reciclagem como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem” surgiu após a observação da desmotivação pela aprendizagem dentro de sala de aula, em que os alunos sentiam dificuldades em compreender certos conteúdos, principalmente crianças com déficit de atenção e hiperatividade.

Então, a partir disso, observou-se que os professores poderiam utilizar algo que ajudasse na aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa, em que o aluno tivesse o interesse pelo que está sendo ensinado, compreendendo melhor o assunto e obtendo maiores resultados em relação a aprendizagem.

Assim pensamos em algo que pudesse contribuir para o processo de ensino e aprendizagem como reciclar o lixo e construir um cantinho interativo em sala de aula com brinquedos pedagógicos feitos a partir de material reciclado, os alunos teriam acesso conforme suas necessidades e os professores poderiam trabalhar utilizando esses brinquedos como instrumentos didático, tornando as aulas mais atrativas e motivadoras.

            Dessa forma, evitaríamos gastos, pois sabemos que os brinquedos pedagógicos não reciclados são caros e a escola não conta com um acervo suficiente para a atender a toda a demanda de alunos e turmas.

VEJA COMO FOI A FEICITI 2022

A FEICITI 2022 aconteceu e foi um sucesso! Veja todos os trabalhos que participaram da feira, fotos e vídeos clicando no botão abaixo!

OBJETIVO GERAL:

Organizar a 6ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), agregando  e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica no Ensino Básico em nível municipal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aproximar os discentes das diferentes escolas, despertando nesses indivíduos o interesse pela pesquisa e investigação científica;
  • Difundir e divulgar a produção científica das escolas públicas de Igarapé-Miri;
  • Fortalecer a cultura científica em Igarapé-Miri;
  • Motivar a participação em eventos científicos locais, estaduais e nacionais;
  • Propiciar um ambiente estimulador para produção do saber cientifico;