160 Views
AUTORES:
Viviane Renata Pureza Serrão, Fraciane Machado Gomes
RESUMO:
O projeto “A arte de aprender brincando: o uso da reciclagem como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem” surgiu após a observação da desmotivação pela aprendizagem dentro de sala de aula, em que os alunos sentiam dificuldades em compreender certos conteúdos, principalmente crianças com déficit de atenção e hiperatividade.
Então, a partir disso, observou-se que os professores poderiam utilizar algo que ajudasse na aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa, em que o aluno tivesse o interesse pelo que está sendo ensinado, compreendendo melhor o assunto e obtendo maiores resultados em relação a aprendizagem.
Assim pensamos em algo que pudesse contribuir para o processo de ensino e aprendizagem como reciclar o lixo e construir um cantinho interativo em sala de aula com brinquedos pedagógicos feitos a partir de material reciclado, os alunos teriam acesso conforme suas necessidades e os professores poderiam trabalhar utilizando esses brinquedos como instrumentos didático, tornando as aulas mais atrativas e motivadoras.
Dessa forma, evitaríamos gastos, pois sabemos que os brinquedos pedagógicos não reciclados são caros e a escola não conta com um acervo suficiente para a atender a toda a demanda de alunos e turmas.