94 Views
AUTORES:
Aline Santana Pureza Maciel, JOSIANE DO SOCORRO PINHEIRO AGUIAR
RESUMO:
Este Projeto tem como finalidade proporcionar uma reflexão acerca das práticas inclusivas principalmente no que se refere a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando compreender como acontece a socialização da criança autista nos variados ambientes. A pesquisa justifica-se por relatar experiências vividas com crianças com transtorno aspecto autista (TEA), as dificuldades enfrentadas no primeiro contato, inclusão e os avanços da aprendizagem.
A pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico, os sujeitos de pesquisa foram 1 mãe de Autista, 1 professor de AEE, 1 Terapeuta ocupacional do Município de Igarapé-Miri. O aporte teórico que fundamenta nossa pesquisa é baseado a partir de estudiosos que tratam da inclusão Braga (2017), Beck (2017), Belther (2017), Neri (2003), Montoan (2016) dentre outros. Inicialmente, tecemos algumas considerações acerca da importância da educação inclusiva e abordamos, brevemente, os desafios da mãe professora e terapeuta dando ênfase as experiências vivenciadas. Em seguida, relatamos a rotina da criança autista na escola, e as metodologias utilizadas.
Por fim, destacamos algumas estratégias educacionais inclusivas para crianças autistas, enfocando o papel do professor na efetivação da educação inclusiva.